Jornadas do Internato Médico do Algarve (JIMA)

É com grande entusiasmo que anunciamos o regresso das Jornadas do Internato Médico do Algarve (JIMA), cuja 8.ª edição decorrerá entre os dias 24 e 27 de setembro de 2025, em formato presencial.

Após a última edição, realizada sob a designação Curso de Outono 2021 by JIMA, retomamos a identidade plena das JIMA, com o compromisso renovado de proporcionar um espaço de partilha científica, reflexão crítica e valorização da formação médica pós-graduada.

Organizadas, como habitualmente, pelos médicos internos da região algarvia, as JIMA 2025 manterão o foco na multidisciplinariedade e na integração de cuidados, pilares fundamentais para uma prática clínica contemporânea e centrada no doente. A programação abrangerá temas atuais e de elevado interesse formativo, promovendo o diálogo entre especialidades e reforçando a coesão da comunidade médica em formação.

Contamos com a participação ativa de todos para, em conjunto, continuarmos a construir um internato mais sólido, colaborativo e cientificamente exigente.

Trata-se de um evento dedicado à valorização dos médicos internos da região e ao fortalecimento dos laços entre profissionais das mais diversas áreas da medicina.

Este encontro é uma oportunidade privilegiada para partilhar experiências, repensar a prática clínica e fomentar o pensamento crítico num ambiente de cooperação. Pretendemos que este seja um momento de inspiração para todos os que, diariamente, constroem a saúde no Algarve.

 

 

 

Event Details
Programa científico com almoço - Internos
60
Programa científico com almoço - Especialista
80
Programa científico com almoço - Estudante
40
Programa científico com almoços + Social + 1 Workshop
120

Link para download do programa: https://drive.google.com/file/d/1-35ufCu_VC67vT9EgsBpZSBegDSrtFLe/view?usp=sharing

Transversalidade em Medicina: Passado e futuro da medicina no Algarve

PROGRAMA PROVISÓRIO – JIMA 2025

24 a 27 de setembro de 2025

CENTRO DE SIMULAÇÃO E FORMAÇÃO CIRÚRGICA Algarve Biomedical Center (ABC)

CENTRO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas - UAlgTecHealth

» 24 de setembro
- 9:00h-18:00h: SAV Adulto (certificação INEM e ERC)
- 9:00h-13:00h: Curso básico de suturas
- 14:00h-18:00h: Curso "POCUS: introdução à ecografia point-of-care"
- 14:00-18:00h: Curso de iniciação à laparoscopia
- 14:00h-16:00h: Curso de dermatologia: “ABC da Psoríase e Dermatite”

» 25 de setembro:
- 9:00h-18:00h: SAV Adulto cont. (certificação INEM e ERC)
- 9:00h-13:00h: Curso básico de suturas
- 14:00h-18:00h: Curso “FROM SPACE TO MEDICINE: high performance team training for optimal clinical results
- 14:00-18:00h: Curso de iniciação à laparoscopia
- 9:00h-18:00h: Curso imersivo à laparoscopia (técnicas e procedimentos
frequentes)

AUDITÓRIO 1.5 – Universidade do Algarve, Pólo da Penha

» 26 de setembro:
8:00h – Abertura de secretariado
8:30h – Apresentação de comunicações orais
9:00h – Sessão de abertura: A transversalidade da medicina
10:00h – Intervalo
10:30h – Mesa redonda:
Tema – Inteligência artificial em… (Moderação: Dr.ª Carla Gomes e Dr.ª
Diana Bernardes)
• Gastroenterologia (Dr. Bruno Peixe)
• Pneumologia (Dr. Karl Cunha)
• Radiologia (Dr. Lucas Brink)
11:30h – Simpósio para a indústria
12:00h – Almoço
13:00h – Apresentação de comunicações orais
14:00h – Mesa redonda:
Tema – Abordagem à dor pelas diferentes especialidades (Moderação:
Dr.ª Ana Karina e Dr.ª Lara Canarias)
• Medicina Física e Reabilitação (Dr.ª Daniela Teixeira)
• Oncologia (Dr. David Dias)
• Medicina Geral e Familiar (Dr. Rui Miranda)
15:00h – Intervalo
15:30h às 17:00h – Workshops
1. Trivial da Dor (Grupo de Estudos da Dor da APMGF)
2. Abordagem ao idoso: avaliação geriátrica (Dr. Rodrigo Prata
Alexandre e Dr.ª Sara Nunes)
3. Ventilação não invasiva (Dr.ª Luísa Melão)
4. Abordagem à ideação suicida (Dr.ª Sílvia Batista)

» 27 de setembro:
8:30h – Apresentação de posters
9:00h às 10:30h – Workshops
1. Literacia financeira para médicos
2. Burnout e saúde mental (Dr.ª Maria Viseu)
3. Nutrição clínica (Dr.ª Sílvia Castro)
4. Eletrocardiografia básica (Dr.ª Sofia Andraz)
10:30h - Intervalo
11h – Mesa Redonda:
Tema – Obesidade: uma doença antiga com novas abordagens
(Moderação: Dr.ª Teresa Dias e Dr. Sérgio Gonçalves)
• Abordagem médica (Dr.ª Sofia Amálio)
• Abordagem cirúrgica (Dr. João Teixeira)
• Abordagem psicológica (Dr. Márcio Pereira)
12:00h – Simpósio para a indústria
12:30h - Almoço
14h – Mesa redonda:
Tema – Infeções sexualmente transmissíveis: a realidade do Algarve
(Moderação: Dr. Pedro Gomes Santos e Dr.ª Filipa Lima)
• Impacto da sazonalidade e migração (Dr. Mário Farinhó)
• Realidade em pediatria (Dr.ª Luísa Gaspar e Dr.ª Andreia
Fernandes)
• PrEP – Entre MGF e Infecciologia (Dr.ª Teresa Castro e
Dr.ª Catarina Ferreira Coelho)
15h – Sessão de encerramento e entrega de prémios

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

  1. O autor que submete o trabalho deve estar inscrito nas Jornadas, sendo aquele que deve apresentar o trabalho em caso de seleção para o efeito.
  2. Cada autor pode participar na realização de mais do que um trabalho.
  3. Os resumos devem ser redigidos em português ou inglês.
  4. Os trabalhos submetidos devem ser originais, não podendo ter sido previamente apresentados em qualquer formato noutras reuniões nacionais ou internacionais.
  5. Os resumos devem respeitar as regras de autoria e coautoria aceites internacionalmente e expressas pelo Internacional Committee of Medical Journal Editors
  6. Os resumos devem ser submetidos através da plataforma online do ABC Meetings, até às 23:59h do dia 12 de setembro de 2025.
  7. Os resumos podem ter um máximo de 6 autores, devendo ser identificados por ordem de autoria e separados por ponto e vírgula (p.e.: Vaz ID; Lopes VF...)
  8. Deve ser selecionado o modo de apresentação preferencial (comunicação oral ou e-poster), a par da tipologia do trabalho a submeter.
  9. Os resumos submetidos deverão ser incluir-se numa das seguintes tipologias:
  10. Investigação;
  11. Melhoria contínua da qualidade/Protocolos;
  12. Projeto de Intervenção/Relato de prática;
  13. Relato de caso;
  14. Revisão sistemática/de tema.
  15. O resumo deverá ter um máximo de 2500 caracteres.
  16. Não deve conter referências bibliográficas, imagens, tabelas ou subtítulos.
  17. Não devem ser utilizadas abreviaturas ou acrónimos que não sejam previamente identificadas ao longo do texto.
  18. O título deverá conter um máximo de 150 caracteres.
  19. Corpo do resumo:
  20. Investigação - Introdução e Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão
  21. Melhoria contínua da qualidade/Protocolos - Introdução e Objetivo(s), Metodologia, Discussão e Conclusão;
  22. Projeto de Intervenção/Relato de prática - Introdução e Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão
  23. Relato de caso – Enquadramento, Descrição do caso, Discussão e Conclusão
  24. Revisão sistemática/de tema - Introdução e Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão Conclusão
  25. Cada um dos tópicos deve estar devidamente identificado e deve ser iniciado num novo parágrafo.
  26. A correção da informação apresentada é da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
  27. Ao inscrever o seu trabalho, o(s) autor(es) autoriza(m) automaticamente a Comissão Organizadora a editar e divulgar o resumo submetido no livro de resumos.
  28. Qualquer dúvida referente à submissão de resumos deverá ser remetida para submissoesjima@gmail.com
  29. Atenção, o resumo não pode conter qualquer informação que permita a identificação do(s) autor(es), das instituições a que pertencem e, nos relatos de caso, dos utentes e profissionais envolvidos. Os resumos que não respeitem este requisito serão imediatamente excluídos.
  30. Serão atribuídos 1º e 2º prémio a comunicação orais e a e-posters, bem como uma menção honrosa (que poderá ser a e-poster ou comunicação oral).
  31. Todos os autores de trabalhos receberão certificados em conformidade com o trabalho elaborado.

 

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO DE RESUMOS

  1. A Comissão Científica definida como Júri desempenha a sua atividade profissional nos cuidados de saúde primários e hospitalares, externos à Comissão Organizadora das Jornadas.
  2. Os resumos que cumpram os critérios anteriormente definidos serão avaliados cegamente, segundo originalidade e atualidade do tema, adequação/qualidade da metodologia, clareza e relevância dos resultados, rigor científico, conclusões e implicações para a prática clínica.
  3. O(s) autor(es) dos resumos selecionados serão contactados através do ABC Meetings, até ao dia 19 de setembro de 2025.
  4. Serão selecionados para comunicação oral, os melhores cinco resumos submetidos nessa categoria.
  5. Os resumos submetidos para comunicação oral, poderão, após avaliação do júri ser propostos para e-poster.
  6. Serão selecionados para apresentação oral, cinco e-posters.
  7. Os elementos da Comissão Organizadora das JIMA não podem submeter trabalhos como primeiro autor.
  8. As deliberações do Júri são definitivas, delas não cabendo qualquer espécie de recurso.
  9. O Júri de apreciação das comunicações orais será o mesmo da seleção dos resumos.
  10. Os trabalhos selecionados deverão ser enviados em formato PDF, para o ABC Meetings e submissoesjima@gmail.com, até ao dia 25 de setembro de 2025.

 

REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS

  1. Será disponibilizado template apropriado ao tipo de apresentação selecionado, aquando da informação de seleção.
  2. A comunicação oral e os e-posters deverão ser estruturados de acordo com o corpo de resumo, descrito no Regulamento de Submissão de Resumos.
  3. A comunicação oral não deverá ultrapassar os 10 minutos, com 2 minutos de discussão.
  4. O e-poster não deverá ultrapassar os 5 minutos de apresentação, com 2 minutos de discussão.
  5. Os e-posters selecionados para apresentação serão definidos no dia 26 de setembro de 2025, através de contacto por e-mail.
  6. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas de acordo com a norma de Vancouver.
  7. O(s) autor(es) dos trabalhos deverão comparecer, antecipadamente, nos horários comunicados.
  8. Os trabalhos selecionados deverão ser enviados em formato PDF, para o ABC Meetings e submissoesjima@gmail.com, até ao dia 25 de setembro de 2025.

 

 

Catarina Ferreira Coelho
Teresa Castro
Andreia Fernandes
Luísa Gaspar
Mário Farinhó
Márcio Pereira
João Teixeira
Sofia Amálio
Sofia Andraz
Sílvia Castro
Maria Viseu
Sílvia Batista
Luísa Melão
Sara Nunes
Rodrigo Prata Alexandre
Rui Miranda
David Dias
Daniela Teixeira
Karl Cunha
Bruno Peixe
Lucas Brink

Presidente da Comissão Organizadora: Inês Campos Pinto
Vice-Presidente da Comissão Organizadora: Lara Canarias

Coordenadores:
- Departamento Científico: Miguel Trigo e Luís Relvas
- Departamento de Secretariado: Lara Canarias e Inês Simão
- Departamento de Logística: Inês Campos Pinto e Joana Andreia Silva
- Departamento de Fundraising: Inês Campos Pinto
- Departamento de Comunicação e Imagem: Ana Paula Romualdo
- Departamento Social: Ana Paula Romualdo, João Pires dos Santos e Isabel Carvalho

Restantes elementos da Comissão Organizadora:
Ana Carolina Morais Ramos
Ana Luísa Coutinho
Andreia M. Oliveira
Carina Norte
Catarina Aguieiras
Catarina Ferreira Coelho
Catarina Salgueiro
Christian Freire Lopes
Cláudia Gaspar
Daniela De Carvalho Duarte
Tiago Jeans
Francisca Cunha Gil
Greta Mattei
Inês Barbosa
Isabel Carvalho
Iolanda Bodião
Joana da Silva Oliveira
João Santos
Jorge Macedo Ribeiro
Luísa Sousa Pinto
Madalena G. Faustino
Márcio Pereira
Natália Costa Guerreiro
Olga Tumanovska
Paula Novais Guimarães
Ricardo Almeida
Rita D. Brandão
Sara Ferreira Ferraz
Sara Teixeira
Sílvia Navaez Saraiva
Sofiya Reshetar
Suzi Coelho
Tatiana Ferreira
Teresa Helena Gonçalves

Comissão Científica:
Dr. Daniel Cartucho 
Prof. Doutora Natércia Joaquim 
Prof. Doutor Mota Oliveira 
⁠Dr. Pedro Alves 
Dra. Sylvia Conceição 
⁠Dra. Catarina Mendonça 
⁠Dr. Paulo Caldeira 

For additional information contact: amialgarve@gmail.com

Extras que pode adicionar à sua inscrição:
- Workshops: 15€
- Curso de SAV - externo/patrocinador - 500€ 
- Curso de SAV - interno do Algarve - 350€
- Curso POCUS "POCUS: introdução à ecografia point-of-care" - interno da ULS Algarve - 40€
- Curso POCUS - interno externo - 60€
- Curso básico de suturas: 50€
- Curso de iniciação à laparoscopia: 125€
- Curso imersivo de laparoscopia: 250€
- Curso "FROM SPACE TO MEDICINE: high performance team training for optimal clinical results": 20€
Event Details